Notícias

Informações sobre Socorro SP

21/04/2014 - Turismo

Socorro é um dos 19 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Talstatus garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Investimentos em turismo

Desde 2004, todos os setores de serviço (restaurantes, hotéis, teatros, etc.), tiveram o prazo de quatro anos para adaptarem os locais de acesso para pessoas com deficiência oumobilidade reduzida - parte do projeto Socorro Acessível6 . Socorro participa, desde seu início, da Adventure Sport Fair e, em 2005, o Ministério do Turismo do Brasil falou pela primeira vez sobre acessibilidade neste evento.

O esporte de aventura, de todas as categorias de turismo, era o mais complexo, pois exigiria, não só adaptações como rampas de acesso, banheiros, cadeiras, mas também criações de equipamentos que fossem seguros e ao mesmo tempo confortáveis aos praticantes. Em uma ação conjunta entre Ministério do Turismo, ONGs, empresas locais do ramo e a prefeitura da cidade, foram realizados estudos necessários para possibilitar a prática de Turismo de Aventura para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Foram destinadas verbas para a ONG Aventura Especial, com o objetivo de formar profissionais preparados para atenderem os novos praticantes. Profissionais foram indicados para o estudo das atividades propostas: anatomia do corpo dos praticantes e meios de comunicação. Hoje, Socorro é a única cidade do Brasil que tem a possibilidade, dentro dos critérios apreendidos, de oferecer certo grau de conforto para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, no segmento de Turismo de Aventura.

O projeto foi batizado de Aventureiros Especiais, e totalmente desenvolvido em Socorro, com autorização do Ministério do Turismo. Em função do sucesso do projeto, o município recebeu do Ministério do Turismo a missão de adaptar a cidade para receber o turista com deficiência ou mobilidade reduzida. Ruas e calçadas foram estrategicamente adaptadas para que todas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida fossem atendidas, contemplando lugares onde o turista vai, como bancos, comércio, etc. Algumas obras já foram concluídas, outras estão em andamento. O município também passar a oferecer, entre as 24 modalidades esportivas de turismo de aventura do local, oito totalmente adaptadas para atender esse público.

Economia

A economia de Socorro se estrutura em três atividades principais: agropecuária, turismo e malharia. Socorro faz parte da região do Circuito das Malhas - que, além desta, compreende as cidades de Monte Sião e Jacutinga, no sul de Minas Gerais, e a paulista Serra Negra. A região é caracterizada pela presença do trabalho em domicílio, um tipo de relação trabalhista que assegura a manutenção de empregos de um setor econômico baseado na fabricação de tricôs.

Em 1968, Jorge Fruchi e seu sócio, Mina da Col, que dirigiam a loja O Município, receberam uma proposta para revender um modelo de máquina de costura japonesa chamada Brother 587, importada pela Elgin Máquinas S/A. Três meses mais tarde, chegam à loja as máquinas de tricô. A primeira máquina foi vendida a Glayds Vita Araújo, que já possuía uma Lanofix e fizera um curso na própria empresa, na cidade de São Paulo, e em seguida a ensinar outras pessoas interessadas em aprender a dominar o equipamento em Socorro.

Turismo

O município Socorro tem o turismo como uma de suas principais atividades econômicas É conhecida como a Capital Nacional do Tricô e Malha.

A Feira Permanente de Malhas e o Moda Shopping atendem aos turistas e cobrem as encomendas de grandes lojas da Capital. A cidade também tem potencial para os esportes de aventura. hoje, ela é uma das principais cidades do Circuito Nacional e também faz parte do Projeto Socorro Acessível, em que as práticas esportivas incluem pessoas com necessidades especiais.

A cidade tem uma ampla cobertura de Hotéis e Pousadas distribuídas na cidade e fazem parte do Turismo Rural. Há também cerca de dezalambiques, dez pesqueiros e pequenas propriedades para a comercialização de produtos orgânicos.

Principais modalidades de Esporte Aventura na cidade

  • Haka Race: Socorro já recebeu algumas vezes uma das etapas do Haka Race, que é uma competição que envolve várias modalidades comoRaftingCaminhada de longa duração, Ciclo Turismo, Tirolesa e outras.
  • Acqua-ride e Boia Cross: Descida em corredeiras utilizando boias infláveis.
  • Canoagem: bote inflável duplo, muito ágil para a descida em rios com diferentes graus de dificuldade.
  • Rafting: Percurso de 3 a 6 km.
  • Rapel: Técnica vertical de descida em corda.
  • Tirolesa: Deslizamento entre dois pontos afastados horizontalmente em desnível, ligados por cabo ou corda.
  • Escalada: Ascensão de montanhas, paredes artificiais, blocos rochosos utilizando técnicas artificiais.
  • Quadriciclo: Passeio com o veiculo motorizado
  • Voo livre e Parapente.

Localização da Estância Hidromineral de Socorro no Brasil
22° 35' 27" S 46° 31' 44" O
Unidade federativa  São Paulo
Mesorregião Campinas IBGE/20081
Microrregião Amparo IBGE/20081
Municípios limítrofes Pedra BelaPinhalzinhoMonte Alegre do SulSerra NegraLindóiaÁguas de LindóiaMonte Sião MG, Bueno Brandão MG, Munhoz MG e ToledoMG
Distância até a capital 135 km
Características geográficas
Área 448,074 km² 2
População 36 695 hab. Censo IBGE/20103
Densidade 81,89 hab./km²
Altitude 752 m
Clima tropical de altitude Cwb
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,812 muito alto PNUD/20004
PIB R$ 333 831,766 mil IBGE/20085
PIB per capita R$ 9 729,30 IBGE/20085




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Socorro_(S%C3%A3o_Paulo)

redesp_facebook.png
Corretor

Marcos Reis 
Corretor Imobiliário

Creci. 38.265

Vivo - (19) 99709-9456

Socorro - SP

E-mail: marcosrreis@gmail.com

Contato

 (19) 99709-9456 - Whatsapp

  Fale Conosco
www.chacarasavenda.net.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias